Seu filho tem medo de dentista?!
Ou seu filho só conheceu dentistas com medo de crianças ?!
Entenda as diferenças.
O que é Odontopediatria ?
A odontopediatria é uma especialidade da odontologia voltada para os cuidados infanto-juvenil. Essa área abrange desde o atendimento a grávidas no pré-natal, bebês, crianças e até adolescentes de 18 anos.
O odontopediatra, profissional especializado para esse tipo de atendimento, possui os mesmos conhecimentos odontológicos de um cirurgião-dentista. Sendo assim, acompanha todo o crescimento, desde a formação dentária das crianças, e também é apto a realizar procedimentos cirúrgicos, endodônticos (canal), restauradores, ortopédicos e preventivos.
Iniciar o acompanhamento com um odontopediatra é fundamental logo nos primeiros anos de vida das crianças. O profissional não apenas ajudará na prevenção e correção de futuras disfunções, mas também ajudará a criar bons hábitos de cuidados e higiene bucal que os pequenos levarão para o resto da vida.
Dúvidas sobre a Odontopediatria?
Com que idade a pessoa pode começar a frequentar o dentista?
O ideal é que o acompanhamento odontológico comece a ser feito desde o pré-natal, quando o bebê ainda está na barriga da mãe. O odontopediatra é o profissional mais capacitado para orientar os pais sobre bicos artificiais, os cuidados antes dos primeiros dentes e os sinais de possíveis problemas gengivais ou que podem dificultar a alimentação dos recém-nascidos.
É muito importante que os neonatos passem por uma avaliação do frênulo lingual, que pode interferir na amamentação e, consequentemente, na nutrição dos bebês. A depender da intensidade, a língua presa ou freio curto, pode ser necessária uma pequena cirurgia de correção, para que os recém nascidos consigam aprender a pega correta para a amamentação.
Qual a idade certa para começar a usar aparelho de dente?
O tratamento com aparelhos dentais pode ser iniciado a partir dos 6 anos de idade, quando a criança apresenta disparidades significativas na formação dos ossos da maxila e mandíbula. Vale ressaltar que, nesses casos, o tratamento com aparelhos em crianças se difere da ortodontia em si, pois visa a prevenção de problemas futuros, a fim de facilitar os tratamentos de ortodontia corretiva.
Crianças com dente de leite podem usar aparelho?
Sim! Como comentamos acima, o tratamento com aparelhos dentais pode ser iniciado a partir dos 6 anos de idade, fase em que a criança ainda possui muitos dentes de leite na boca. Nessa fase, os aparelhos não trabalham propriamente para a correção da posição dos dentes, mas tem o objetivo de movimentar as bases esqueléticas. Quando necessário, essa fase do tratamento ainda com os dentes de leite, facilita muito os tratamentos futuros de ortodontia corretiva na dentição permanente.
Seu filho tem medo de dentista?!
Ou seu filho só conheceu dentistas com medo de crianças ?!
Detalhes
Como um odontopediatra pode ajudar seu filho?
Um odontopediatra é capacitado para realizar todos os procedimentos de um dentista convencional. O diferencial desse profissional é a psicologia e técnicas aplicadas, que tornam a consulta uma experiência confortável para as crianças. Seja para auxiliar as mamães no pré-natal, cuidar das gengivas dos bebês e dos primeiros dentinhos, até realizar tratamentos mais complexos, o odontopediatra tem um papel importantíssimo!
Correta higiene bucal infantil
Uma das maiores atribuições de um odontopediatra é ensinar, tanto para as mães quanto para as crianças, como realizar a correta higiene bucal. Após o nascimento dos primeiros dentinhos é fundamental saber como cuidar deles para que complicações como cáries e placas não façam parte do dia a dia dos pequenos.
O profissional pediatra auxilia na escolha das melhores ferramentas para a escovação, indicando cremes dentais e escovas mais adequadas para cada paciente. Mas também ajuda os pais a criar uma estratégia para implementar esses cuidados na rotina das crianças, principalmente nas que são mais resistentes à higiene oral.
Cuidados com os dentes dos Pequenos !
Cuidados antes do nascimento dos primeiros dentes
Os cuidados com bebês recém nascidos e que ainda não possuem dentição, também são uma dúvida frequente nos consultórios de odontopediatria. Por mais que antes do nascimento dos primeiros dentes os bebês não precisam de uma rotina de higiene bucal, o odontopediatra poderá analisar possíveis incômodos gengivais e aconselhar os pais sobre as práticas mais adequadas para aliviar o desconforto dos pequenos.
Prevenção de problemas
A prevenção de problemas é um dos principais objetivos da odontopediatria. Com o acompanhamento desde cedo, além de ensinar como realizar a correta higienização e como inserir esse hábito na rotina das crianças, o profissional também assiste ao crescimento dos pequenos e pode intervir em qualquer contratempo.
Placas bacterianas, cáries, dentes perdidos precocemente, má oclusão, desalinhamento dos dentes e fluorose, são alguns casos mais comuns que podem ser prevenidos com um acompanhamento odontopediátrico. E mesmo que venham a aparecer futuramente, o tratamento tende a ser muito mais simples e confortável para as crianças quando o acompanhamento é feito regularmente.
Não perca tempo. Vem conhecer a melhor clínica do Rio.
Nós ficamos na Av. Brigadeiro Lima e Silva 1423, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias. Salas 401e 501.
Horário de Funcionamento Segunda a Sexta: 08:00 as 18:00
Telefone: 21-26716161
email: contato@odontopresente.com.br
Nossa política de responsabilidade profissional exige que todo paciente realize uma avaliação clínica completa, com exames de imagens em nossas instalações independente deste já ter sido avaliado por outro profissional anteriormente. Isso garante que o cliente tenha total certeza de que seu diagnóstico é o mais preciso e responsável possível. Para marcar sua avaliação o cliente poderá comparecer na clínica mesmo sem agendamento, neste caso será atendido por ordem de chegada. Caso o cliente tenha interesse de agendar uma hora precisa para agilizar seu processo poderá utilizar os canais disponíveis neste site solicitando diretamente aos operadores pelo WhatsApp nos botões acima ou ligando diretamente para a clínica.